Skip to main content

Neste artigo estou apresentando 6 pronúncias que as pessoas erram com frequência. Não passe vergonha… pronuncie correta e fluentemente com essas dicas.

Nas minhas entrevistas de avaliação de conhecimentos de inglês para grandes empresas eu escuto muita coisa… Muita coisa boa, sim, mas muita desinformação também.

E estou me referindo especificamente ao conhecimento da língua inglesa, e das palavras pronunciadas correta e incorretamente. Porque tem aquelas palavras que embora comuns são de pronúncia mais complicadinha.

Essas, se não esclarecidas e dominadas, colocam a imagem comunicativa do entrevistado em um lugar que eu garanto a você que ele ou ela não quer estar! Creio que o mesmo é verdadeiro para uma situação de conference call, que vem acrescida da falta do estímulo visual presencial, do gestual compartilhado culturalmente, da atmosfera do espaço físico compartilhado, e de otras cositas más.

Se você pronuncia alguma coisa que tem uma imagem auditiva muito distante/diferente do que os outros podem reconhecer, na melhor das hipóteses a mensagem que você quer passar não é compreendida. Na pior, sua imagem profissional pode ser prejudicada. Então, vale a pena se certificar de que estamos pronunciando certo.

Vamos ver que palavras são essas?

Você está no meio de uma reunião de trabalho em inglês e está inseguro sobre como dizer organizational culture e diz … /organizeichonau kultur/? Ou quem sabe /kiultchur/, que escuto muito? Não faça mais isso! É /ãrgãnizeichnaL/…

1 – CULTURE /kãltchãR/

O som do primeiro “u” é /ã/. O som do R é como em parte do interior de SP e MG.

O “u” em inglês tem vários sons – os mais comuns: /u/ como em push, bush, put; /ã/ como em fun, undo, number; e /iu/ como em use, universe, unique. Pra simplificar, os “us” de CULTURE são ditos /ã/.

Nesse video explico como pronunciar essa palavra corretamente:

E também tem as campeãs de erros develop e development. Escuto /devélop/, /develópment/… Então, como é mesmo?

2 – DEVELOP – /divélãp/

A sílaba tônica – a parte da palavra onde o som é mais forte – é o “vel”. Nem a primeira, nem a última sílaba, mas a do meio.

2.1 – DEVELOPMENT – /divélãpmãnt/

Veja no vídeo abaixo como pronunciar corretamente pra resolver essas duas pronúncias de uma vez por todas:

 

3 MANAGE /ménãdj/

A sílaba tônica é “man’… Essa tem uma outra, correlata, o management, que também desafia, e que segue mais ou menos a mesma lógica de develop e development, ai em cima.

3.1 MANAGEMENT /ménãdjmãnt/

O final “ment” nunca é tônico (nunca é forte) em inglês (ao contrário de português, onde -mento, como em “desenvolvimento”, “pagamento”, e “desdobramento”, é sempre tônico – ou seja, forte).

 

Na sua reunião/conversa de trabalho em inglês também podem surgir essas aqui:

PURCHASE /pãrtchs/

A sílaba tônica é o “pur”. O “a” e o “e” são mudos (Eu sei, eu sei… muito estranho isso pra quem dá voz a toda vogal como nós!)

COLLEAGUE /kólig/

A sílaba tônica é o “col”.

Detalhe: as leituras entre / / são aproximações. O sistema de separar sílabas o o valor sonoro da letras que representam as vogais seguem outra lógica em inglês. Por isso não temos como representar algumas sutilezas de forma tão simples. De qualquer forma, acertar essas 6 palavras é um diferencial.

Se você quiser ver mais palavras de negócios que costumamos errar, clique no botão abaixo. Presentinho meu para você.

Baixe o Material Exclusivo e Gratuíto

It is pleasure to share!

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.