Inglês: 7 truques que vão fazer você transformar sua pronúncia

Neste artigo vou te mostrar o que você pode fazer para transformar definitivamente a sua pronúncia em inglês. Com foco e persistência, usando esses truques você vai falar com muito mais naturalidade, clareza e fluência.

1 Use o gravador de seu celular e tenha o hábito de gravar a si mesmo

Temos tantos recursos hoje com nossos dispositivos e gadgets digitais, e mesmo assim esquecemos de tudo que eles podem fazer para nos ajudar a alcançar nosso objetivos.

Use o despertador do seu celular para diariamente, em um horário que for bom pra você, gravar a si mesmo falando inglês por um minuto. Se não puder fazer isso diariamente, semanalmente, então. Mas mantenha esse log de sua pronúncia, para comparar como você está melhorando com o tempo. E de quebra desenvolva sua capacidade de falar de forma desinibida, porque gravar-se ajuda muito nisso. Experiência própria.

2 Use e abuse do meu Curso de Pronúncia de inglês para Brasileiros

Eu fiz esse curso na medida para quem quer melhorar, mas que não tem paciência, nem interesse, nem fôlego, para aguentar aqueles materiais de pronúncia que fazem toda a explicação com caracteres fonéticos e vão no detalhe do detalhe do detalhe. Na sequência certa, o Curso respeita seu desenvolvimento e sua capacidade de produzir o que aprende. Como em um jogo de Lego, você constrói sua pronúncia ao ver conteúdos básicos, que apresentam a fala dos sons; depois, no módulo intermediário, a pronúncia dos sons nas palavras. E o último conjunto de vídeos, de nível mais avançado, apresenta as frases. Não tem caso a caso, tudo ali pode ser aplicado na fala em geral. E os bônus de Vocabulário (900 slides com frases traduzidas e audio) e de Listening ajudam a praticar e expandir seu conhecimento. Pode ser um complemento e tanto se você estiver focado em melhorar seu inglês falado e ouvido.

3 Entenda o que faz quando abre a boca para falar

Não se trata de conhecer fonética (estudo dos sons) ou fonologia (estudo das relações entre os sons) e sim de ser capaz de observar a si mesmo quando fala. Sem isso, é como tentar enxergar no escuro. Observe a si mesmo falando. Veja o que muda quando fala portugues e quando fala inglês. Observe outras pessoas também. O que você percebe? O que muda? Fazendo essas perguntas você conduz uma observação que lhe dá condições de se desenvolver.

4 Entenda que a pronúncia é um Sistema

A gente costuma crer que tem de saber a pronúncia de cada palavra, como em uma lista quase infinita de coisas que temos de aprender, isoladamente, para só depois poder usar. Mas ai é que está: em pronúncia, assim como na estrutura e na forma como as palavras se formam, muita coisa se repete. A língua é um Sistema, sim. Não é um Sistema exato, como a matemática, mas tem muitos traços repetidos, que podemos aprender e aplicar. Portanto, observe como os sons são produzidos, por outros e por você, e veja o que acontece sempre. Por exemplo, observe como a letra “e “no final das palavras em inglês nunca é pronunciada, e como isso pode ser estranho e passível de erro para nós, falantes de português, que pronunciamos todas as vogais, sempre.

5 Conheça, entenda e evite seus erros

Com base nos dois truques anteriores, de observação e de repetição de traços na pronúncia, você pode comparar o que faz com o que ouve os falantes proficientes fazendo. E ai você tem condições de julgar sua fala e até mesmo de se corrigir. Não é possivel, porém, pular para o truque 4 sem ter entendido e concretizado 3 e 4 acima.

6 Aproveite todos os áudios a sua volta

Existe tanto conteúdo de áudio em inglês disponivel na internet que a gente até se sente tola de falar nisso. Mas a diferença aqui é a quantidade de conteúdo a que você se expõe. Se você quer ouvir as noticias online em inglês porque está interessada(o) em saber o que acontece no mundo, pode ouvir tudo. Mas se seu interesse é focar na pronúncia, 2 minutos, 3 no máximo, devem ser suficientes. E devem ser ouvidos de novo e de novo. Escolha um trecho e ouça várias vezes, nunca menos do que três.

7 Sempre que focar em pronúncia, produza; não leia apenas

Assim com não adianta só ler uma receita de um bolo para comer esse bolo, para saber pronunciar as palavras em inglês não adianta só lê-las. Tem de ler e pronunciar, e de preferência, em algum momento, só pronunciar, sem ler. Ninguém fala lendo, certo? Então você tambem precisa se libertar do texto para falar. É uma pena que nosso métodos de ensino de idiomas quase todos se apoiem na palavra escrita para ensinar a falar a língua. É prático, sem dúvida, mas aumenta a dependência do papel na frente e cria muita confusão. E a confusão vem com a tendência, na pronúncia, de ler como se fosse em português. Ou ler em português mascando chiclete, como eu gosto de brincar.

***

Agora tem muitas coisas que a gente precisa saber – aprender, entender, reconhecer – sobre a pronúncia do inglês. Ou seja, tem muitas coisas que só o fato de ouvir e praticar não vai nos mostrar como fazer. Porque inglês e português são línguas tão diferentes uma da outra – e me refiro especificamente à pronuncia de ambas – tem coisas que a gente não adivinha sozinho. Não adianta, não tem como.

É mais ou menos como estar usando um par de óculos que deixa o mundo fumê. Você vai ter dificuldade de distinguir as cores, porque o tom fumê das lentes vai influenciar sua visão.

Com a nossa audição é a mesma coisa: vamos ouvir aquilo a que estamos acostumados. E assim vamos deixar de ouvir aquilo que é tipico da língua inglesa, coisas que não se faz com os sons em português. Já vi muita gente se surpreender com a simplicidade e os resultados de entender essas coisas. São tópicos que eu ensino nas sessões um a um e nos livros que escrevi.

Acontece que se a gente pode compartilhar um conhecimento assim tão importante com mais gente, é isso mesmo que devemos fazer. Por isso eu desenvolvi o Curso de Pronúncia de Inglês para brasileiros online. Em videos, áudios e scripts eu vou revelando um a um dos segredos mais óbvios da pronúncia do inglês e que, surpreedentemente, pouca gente sabe.

Parece que isso é o mais real a respeito dos verdadeiros segredos – coisas que estão na cara mas ninguem vê.

Eu quero ouvir seus comentários sobre quais truques acima você adotou, e que resultados obteve. E se você acha que está pronto ou pronta para dar adeus ao amadorismo na hora de falar inglês, também recomendo que você dê uma olhada no o Curso de Pronúncia. Segue o link mais uma vez.

Don’t give up, but please use your resources wisely J*

/dãnt givãp bãtpliz iuziórizórciz uaizli/

*Não desista, mas por favor use seus recursos com sabedoria. J

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.