Inglês Profissional: A Gramática é Tudo!

 

Gramática é um saco! Não! Gramática é tudo, gramática não é um saco.

Eu não estou falando da gramática de regras externas. Existe uma gramática que está em tudo que a gente faz!

E como o conhecimento disso ajuda a melhorar o nosso inglês?

Confira no vídeo 12 da série “Removendo Barreiras”.

O material de hoje está imperdível:

  1. Arquivo bilíngue com todo o conteúdo do vídeo e;
  1. O que é a Gramática Intuitiva?
[thrive_leads id=’7352′]

Transcrição do áudio em português:

“Eu fiquei encantada ao descobrir que o vídeo “Grammar is boring” foi um dos mais acessados na série de vídeos Removendo Barreiras.

Por que fiquei encantada?

Por que a gramática é meu assunto favorito.  Eu simplesmente amo a ideia de que existem maneiras de olhar para a gramática como algo completamente diferente do que a maior parte das pessoas consideram que ela seja.

A gramática é tudo!

Eu sei que essa declaração pode soar extrema para aqueles de nós que não pensaram muito sobre isso. Também eu certamente não estou falando da gramática  no sentido das regras que seguimos para sermos ‘corretos’. Por favor compreenda que o uso correto aqui é entre aspas.  Definitivamente não estou tratando da gramática de regras, pelo menos não as regras externas.

Estou falando sobre a gramática como fenômeno orgânico que me coloca em contato com o mundo e até mesmo o cria. Isso é gramática!

Pense só – ao usar palavras você tem de optar por uma ordem para dizê-las.  Esta ordem é um tipo de gramática.

Quando eu digo que a gramática é tudo o que eu quero dizer é que através da gramática nós estabelecemos nossa existência. Soa bombástico, eu sei. E é!  Silenciosamente.

Também pode soar profundo demais e inalcançável, quero dizer, estamos falando sobre aprender inglês, não filosofando!  Estes vídeos têm o objetivo de funcionar como uma ajuda para você melhorar sua comunicação internacional, certo?

Mas este é o ponto!  Tudo que nós fazemos não é apenas o que nós fazemos – é parte de um todo maior.  Quanto mais nós integramos o que fazemos neste todo maior, mais relevantes, interessantes e transformadores serão nossos atos. Aprender inglês não é exceção. E dadas as consequências positivas que isso terá, podemos até acrescentar que é algo central em nossas vidas [aprender inglês].

Sim, a gramática é tudo!  Sim, a gramática está em tudo que fazemos.  É o que nos permite experienciar o mundo e organizar essa experiência – torná-la orgânica.  Como fazemos isso?  Usando palavras, escolhendo maneiras de nos expressarmos, maneiras que são a gramática da nossa comunicação.

Como que o conhecimento disso nos ajuda a melhorar nosso inglês?  De muitas maneiras.  A maneira mais significativa através da qual um novo olhar sobre a gramática vai nos ajudar a melhorar  nosso inglês  vai vir de uma abordagem universal [da gramática].

Não é pensar sobre as línguas como coisas simplesmente isoladas – português é uma coisa, inglês é outra, russo é outra. O mesmo com alemão, hindi, innuit.  E assim por diante.  Claro que as línguas têm sua identidade separada, mas olhar para elas é como olhar para seres humanos.

Eu posso olhar para dois seres humanos e decidir que são completamente diferentes. Mas eu posso começar a olhar para suas semelhanças e isso não terá mais fim. Ambos têm narizes, ambos têm bocas, ambos têm um par de orelhas.  Eles têm cabelos ou são carecas, ambos têm cabeças. E dentro de suas cabeças estão seus cérebros, e eles têm mãos, e  eles tem um coração que bate e tem um estômago que digere seu alimento e tudo isso.

Então devemos olhar para uma língua –  inglês ou qualquer outra –  como algo que já conhecemos. O que nós fazemos quando aprendemos uma nova língua é explorar seus traços individuais. Isso muda tudo!  Torna o processo de aprendizagem muito mais concreto e simples.

Todas as línguas falam sobre coisas e pessoas e o que elas fazem – As semelhanças são inúmeras!

Uma dica: explore seu conhecimento intuitivo de português. Veja como sentir-se confortável com português pode ajudar a aprender inglês. Eu posso ajudar você a fazer isso.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.