Sim, para falar inglês tensão você tem de ficar tenso…

Neste artigo vou te explicar o que é a tensão ao falar inglês, e mostrar como e onde aplicar essa tensão para um ganho de compreensão auditiva – listening – e de pronúncia mais clara – speaking.

A tensão na pronúncia do inglês

Sorry, não estou falando de ficar nervoso, não. Nem de ficar tenso porque esquece o que vai dizer, ou como vai dizer.

Estou falando de tensão no sentido da forma como produzimos alguns sons.

Quando você ouve o português europeu, de Portugal, e o português brasileiro, o que observa?

Parece haver menos tempo de som de vogal nas sílabas. Onde no Brasil dizemos “terá que” e Portugal (e nessa noticia do link) ouvimos t-rá q-“. De um modo geral, a língua soa mais contraída do que quando é falada no Brasil. Isso quer dizer que temos jeitos diferentes de produzir alguns sons, e é isso que vamos ver aqui.

Ainda que a tensão a que eu me refiro no inglês seja diferente dessa do português de Portugal, esse exemplo serve para inspirar e mostrar o que tem de mudar, se você quiser melhorar sua pronúncia.

Porque você vai querer adotar essa tensão para conseguir falar com mais precisão e até mesmo aumentar sua clareza. Não a clareza do português – essa você já domina. Mas a clareza do inglês, que parte de outro princípio: justamente, para pronunciar inglês bem você precisa de ritmo. E adivinhe? A tensão ajuda a ter ritmo.

É a diferença entre dizer ritmo(1) e ritimo(2). As consoantes T e M juntas produzem um efeito mais contraído do que quando existe um i entre elas (2). Experimente.

Os sons “tensos”

Os sons que podem ajudar nessa tensão são aqueles que fazem alguma explosão na boca quando são pronunciados.

Vogais não geram explosão alguma.

Já o P, o B, o T, o D, o C ou o K e o G, sim.

Experimente dizer essas palavras suas conhecidas em português, com e sem forçar a explosão nos sons marcados pelas consoantes em maiúsculas. Ouça o áudio para entender e procure fazer você mesmo(a).

Algumas são mais fáceis de pronunciar com a explosão, como o t e o p inicial, mas também é preciso praticar para se habituar a fazer isso. Use o português para se habituar:

tempo             TemPo

porta               PorTa

dobro               DoBro

cargo               Cargo

Veja aqui neste video um teste para você fazer. É ao mesmo tempo um exercício para aprender a “explodir” esses sons e ajustar a pronúncia.

Agora escute e repita essas frases divertidas em inglês, também conhecidas como tongue-twisters, ou trava-línguas. Observe a explosão no sons representados pelas letras em maiúsculas:

Time Passes.

Google “gargle”.

BeTTer noT Be ToTally Blue.

Go DisCover whaT To Do.

 

A pronúncia que todo mundo quer ter

Quando não nascemos falando uma língua e queremos falar bem temos de usar algo mais do que ouvir e repetir e ler e escrever.

Temos de observar, com consciência, para produzir a comunicação sabendo o que estamos fazendo. Só que muitas vezes não tem como saber sem alguém nos dizer.

Pensando nessas pessoas eu e minha equipe produzimos o Curso de Pronúncia de Inglês para Brasileiros Online. Tenho visto muita gente fazendo um esforço imenso para melhorar sem no entanto receber a orientação certa. A informação certa, é capaz de nos ajudar a tomar grandes atalhos.

Vejo gente imitando americano por ai e só conseguindo soar, digamos, um tanto patético. Porque somos brasileiros. Vamos ser brasileiros falando inglês. Isso não quer dizer, porém, que não podemos saber e aplicar conhecimento e habilidade para uma pronúncia bacana.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.